A maldição da realidade complacente
Redação
Nesse exato momento, na absoluta maioria das empresas, independentemente de seu porte ou natureza de operação, o nível típico de desperdícios na cadeia de criação de valor, tanto na manufatura quanto em serviços, excede os 90%.
Eduardo Moura -
Deus é bom. Ele faz brilhar o seu sol sobre maus e bons, e traz suas chuvas sobre justos e injustos. E é aí que mora o perigo! Trazida para o contexto empresarial, esta verdade produz o que poderíamos chamar de a maldição da realidade complacente.
Porque o problema é que a realidade normalmente não pune os incompetentes com a devida severidade. Pelo contrário, com frequência ocorre justamente o oposto: apesar dos erros cometidos já na concepção do produto, apesar dos problemas gerados durante a fabricação ou processamento, apesar das falhas no atendimento aos clientes, muitas empresas continuam encontrando gente disposta a comprar seus produtos e serviços.
O leitor pode achar inacreditável, mas neste exato momento, na absoluta maioria das empresas, independentemente de seu porte ou natureza de operação, o nível típico de desperdícios na cadeia de criação de valor, tanto na manufatura quanto em serviços, excede os 90%. É isso mesmo; não foi erro de digitação: em mais de 90% do tempo de ciclo total de produção, estamos dedicados a atividades que não estão transformando o produ...