O que fazer para melhorar o nosso ensino?
Redação
A pergunta interessa a todos nós, pedagogos, professores, pais, alunos, políticos ou a grande imprensa.
Vivian Batista da Silva -
O que fazer para melhorar o nosso ensino? A pergunta interessa a todos nós, pedagogos, professores, pais, alunos, políticos ou a grande imprensa. Talvez isso explique em boa parte o sucesso d’As crianças mais inteligentes do mundo – e como elas chegaram lá, escrito por Amanda Ripley, reconhecida jornalista americana.
Publicado originalmente em 2013 pela Simon & Schuster Paperbacks, o texto foi traduzido para o português em 2014 pela Três Estrelas, contando com ampla divulgação e muitos elogios. Trata-se de uma investigação jornalística – bem organizada e envolvente, por sinal – acerca de como alguns alunos, os melhores do mundo, vivem seu cotidiano escolar. O que explica seu desempenho tão destacado nas provas de matemática, ciências e leitura feitas pelo PISA (Programme for International Student Assessment)?
Amanda Ripley, em sua investigação, atenta para os resultados do exame realizado em 2000, quando cerca de 300 mil estudantes de 43 países fizeram uma das edições desse teste educacional. Desenvolvido pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Eco...