Não há atalho para ganhar a confiança da equipe
Redação
Deve-se procurar, ao longo do tempo, certificar-se de que cada um aprende coisas novas em suas atividades e se sente recompensado pelo que entrega.
Vicente Falconi -
Será que é possível segurar funcionários já treinados e não os perder de uma hora para outra? Essa pergunta reflete a preocupação de muita gente. O problema de perda de pessoal é cada vez mais comum no Brasil.
O movimento decorre sobretudo da baixa taxa de desemprego atual no país — em torno de 5%. As pessoas têm opção e, desse modo, tornam-se mais exigentes. Antes de mais nada, é preciso dizer que isso é muito bom para o nosso povo.
Por outro lado, o aumento de alternativas de carreira para a população tem exigido mais da gestão dos recursos humanos no Brasil. Estamos todos aprendendo com essa nova realidade brasileira.
Conheço casos de empresas do setor industrial em que a rotatividade de pessoal de fábrica tem atingido 25%. A produtividade, naturalmente, cai em razão disso.
As substituições trazem custos diretos, de recrutamento e treinamento, e também indiretos — quando há equipamentos mal operados e mal mantidos, o que aumenta a ineficiência. Os efeitos podem ser ainda piores no setor de serviços, como é seu caso, em que a interação com o cliente em geral é fe...