A norma técnica para as instalações prediais de tubos de cobre
Redação
O cobre pode ser usado na confecção de tubos devido à sua resistência às altas temperaturas e à corrosão, sendo fácil de manusear e de soldar, além de ser reciclável. Por essas propriedades, o material ainda é bastante adotado na construção civil, mesmo com um custo mais alto em comparação com tubos de outros materiais.
O cobre e suas ligas são o terceiro metal mais utilizado no mundo, perdendo apenas para os aços e para o alumínio e suas ligas. Suas principais características são as elevadas condutividades elétrica e térmica, boa resistência à corrosão e facilidade de fabricação, aliadas a elevadas resistências mecânica e à fadiga. Sua densidade é de 8,94 g/cm³, um pouco acima da do aço, e sua temperatura de fusão é de 1.083ºC.
Assim, os tubos de cobre são empregados em instalações de água, gás e incêndio e, como esse metal derrete apenas a temperaturas elevadas, as tubulações de cobre são especialmente recomendadas para a condução de água quente residencial. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados na instalação do produto. Deve-se evitar a condução de águas quimicamente agressivas pela tubulação de cobre, assim como o seu contato com outros metais - esses fatores podem provocar reações químicas no produto e acelerar o processo de corrosão do material, implicando vazamentos e redução da vida útil do material.
Para entender melhor o que é este metal e a sua importância no dia a dia, bem como sua principal utilização, é interessante...