Um dilema nas organizações
Redação
“Lamento profundamente” (Akio Toyoda, presidente da Toyota)
Eduardo Cassano Correa -
Em minha experiência profissional aprendi que a segurança e a qualidade são campos vulneráveis nas organizações: líderes tendem a assumir grandes riscos em prol de resultados financeiros visíveis e imediatos.
É quase uma regra na política e documentações do sistema de gestão nas organizações definir a segurança como prioridade, seguido pela qualidade e, somente quando ambas estiverem devidamente sólidas, a quantidade. Na prática, esta sequência nem sempre é respeitada.
Certa vez, um CEO viu sua organização passar por momentos difíceis após grande crise do setor em que atuava. Prestes a dar a volta por cima, sua empresa estava, em suas próprias palavras, ávida por uma salvação.
Assim, ele vislumbrou que sua organização atingisse o maior número de vendas em relação a seus concorrentes. Em determinado momento, em uma de suas raras entrevistas, fez uma afirmação que deixou jornalistas e especialistas do seu setor estarrecidos. Sua organização havia destronado sua principal concorrente do posto de número um do mundo. Ele parecia estar no caminho certo...
Porém, p...