Produtividade e mudanças tecnológicas – uma discussão evolucionista
Redação
O darwinismo é como a evolução opera no âmbito dos fenômenos biológicos de especiação, através da variação, diferenciação e adaptação dos seres vivos.
Alvair Silveira Torres Junior
Um recente painel que discutia a inovação nas empresas, um dos palestrantes mencionou o darwinismo como um dos princípios do liberalismo e, portanto, concluía, não seria adequado o sentimento de compaixão para com aqueles à margem da Revolução Digital, uma vez, dizia ele, ser o mérito conceito central no sistema de competição, premiando os mais capacitados e adaptados.
O argumento traz algumas dificuldades não só para a questão social de impacto das tecnologias, mas também para a nossa tão conhecida dificuldade em abraçar a busca por produtividade e aumentar a produção de riqueza. Em primeiro lugar, o empréstimo epistemológico do darwinismo em problemas de natureza social é no mínimo polêmico.
Darwin se ocupou da seleção natural do mais adaptado ao ambiente contingente, como parte da Teoria da Evolução, tratando-a no contexto de natureza biológica, embora tenha feito algumas referências ao paralelo com mudanças de linguagem, sem aprofundar-se sobre a d...