Os equipos de transfusão de uso único
Redação
Por diferentes circunstâncias uma pessoa pode necessitar de transfusão de sangue. Às vezes, por causa de um trauma como a hemorragia, o volume de sangue fica reduzido a um nível tal que o organismo não é capaz de repô-lo suficientemente rápido. Em outras situações, alguns componentes do sangue estão ausentes ou não funcionam adequadamente, como no caso da hemofilia, em que não ocorre a coagulação do sangue. Outras vezes, a medula óssea não produz hemoglobina suficiente em razão de uma deficiência da matéria-prima necessária. Na maioria dos casos citados, realizam-se transfusões de componentes do sangue nos pacientes.
Da Redação –
A transfusão de sangue é regularmente usada em casos de cirurgias, traumatismos, sangramentos gastrintestinais e partos nos quais há necessidade de repor grandes perdas sanguíneas. Os pacientes com câncer também recebem, frequentemente, transfusões de sangue. Algumas doenças genéticas como a talassemia e a doença falciforme afetam o sangue.
Nesses casos, o formato dos glóbulos pode ser afetado, acarretando um funcionamento inadequado e sua consequente destruição. Os portadores dessas doenças precisam de suprimentos regulares de sangue seguro para repor as deficiências. O sangue utilizado para a transfusão deve ser de pessoas saudáveis, haja vista que patologias como a malária e a doença de chagas podem ser transmitidas de pessoa a pessoa via transfusão de sangue. Outras infecções podem ser igualmente perigosas à vida e também podem ser transmitidas por transfusão de sangue, dentre elas está o HIV/AIDS.
O sangue não só é um tecido vivo como também é renovável. Pessoas saudáveis têm mecanismos para produzir mais sangue, após a doação. Ao doar sangue, o dom da vida pode ser compar...