Comprometimento do pessoal: pré-requisito ou resultado?
Redação
As pessoas reagem de acordo com a maneira como as vemos e, principalmente, de acordo com a estrutura e sistemas de trabalho que a gerência cria para elas.
Eduardo Moura -
Imagine que você está construindo uma árvore de causa e efeito, com a finalidade de entender o porquê de certos sintomas indesejáveis ocorrem na realidade atual da empresa. Nessa árvore lógica, as causas raízes são colocadas na base e os efeitos negativos finais no topo, todos eles descritos através de frases escritas em post-its.
Na sua mão está um que diz algo como nosso pessoal está desmotivado ou o pessoal não está comprometido. Onde você o colocaria? Na base da árvore (como causa), ou no topo (como efeito)? Em outras palavras: o comprometimento das pessoas de uma empresa é um pré-requisito para que possamos ter bons resultados, ou é um dos bons resultados que buscamos?
Muitos colocariam o comprometimento como pré-requisito e a falta de comprometimento como causa de problemas. E como consequência, pensariam que a solução passa por realizar campanhas de motivação, ampliar o leque de benefícios e incentivos, aumentar o nível de exigências na avaliação de desempenho, ser mais seletivo na contratação de novos funcionários e coisas do gênero.
Bem, muitos já trilharam e...