Os riscos das ferramentas elétricas
Redação
Além da vibração no braço, há uma série de outros riscos para os trabalhadores ao usar ferramentas manuais. Por exemplo, ruídos, perfurações e cortes causados por equipamentos cortantes, como as tesouras, agulhas, guilhotinas de papel, facas, formões, furadeiras, serras elétricas, chaves de fenda, etc. Na medida do possível, deve-se usar proteções e roupas de proteção, como máscaras, protetores auriculares e luvas. Importante atentar para o uso de ferramentas durante as operações de trabalho e seu armazenamento quando não estiverem em uso. Dessa forma, é sadio conhecer sobre a segurança de ferramentas operadas a motor elétrico ou impulsionadas magneticamente: ferramentas portáteis, ferramentas transportáveis (semiestacionárias) e máquinas para grama e jardim.
Da Redação –
Para evitar acidentes no local de trabalho resultantes do uso incorreto de ferramentas manuais, é importante que os trabalhadores entendam o uso adequado desses itens. Os gerentes e líderes de departamento devem incentivar os funcionários a discutir suas preocupações sobre os perigos envolvidos no uso delas.
Durante a sessão, peça a cada funcionário que pratique os métodos corretos para operar as ferramentas manuais. É importante que todos tenham a oportunidade de usar as ferramentas na sessão de treinamento. Tenha exercícios previamente preparados para permitir que cada funcionário use as ferramentas manuais na área operacional. Demonstre o cuidado e o armazenamento adequados das ferramentas.
As ferramentas elétricas sempre exigem cuidados adicionais. Com elas é preciso proteger-se contra choques ou eletrocussão, através de isolação dupla, interruptores e tomadas de três pinos. É importante, também, não as operar em pisos alagados e úmidos. As ferramentas elétricas danificadas devem ser claramente identificadas com o aviso “Não Usar”.
O uso das ferramentas no ritmo da p...