Publicado em 25 fev 2020

Os ensaios em motores de partida e alternadores de veículos automotores

Redação

Grande parte dos motores de veículos utilizam os motores de combustão interna que funcionam de acordo com o ciclo criado por Nikolaus Otto em 1876, ou melhor, são motores que funcionam segundo o ciclo de Otto de quatro tempos: entrada da mistura combustível-ar, compressão dessa mistura, explosão e escape dos gases formados. Já o sistema de ignição possui a função de produzir uma centelha elétrica dentro da câmara de combustão, promovendo a combustão da mistura carburante previamente admitida e comprimida nessa câmara. O sistema de ignição é responsável pelo fornecimento da energia necessária para produzir a centelha elétrica desde sua geração até o controle do instante que a centelha deve ser produzida. Para produzir corretamente a centelha elétrica, o sistema de ignição é composto pela bateria em momentos de partida ou alternador, quando o motor já está operando, pelo comutador de ignição, transformador de ignição, cabo de vela e finalmente vela de ignição. Conheça o método de ensaio de diagnóstico para verificar o motor de partida em veícu­los automotores com motor ciclo Otto e método de ensaio de diagnóstico para verificar o alternador em veículos automotores com motor ciclo Otto.

motor2Da Redação –

Em resumo, o motor de explosão funciona a partir da faísca elétrica produzida pela vela de ignição. O combustível resulta de uma mistura com o ar fora da câmara de combustão. Diferentemente dos demais motores, os do ciclo Otto de quatro tempos admitem mistura de ar e combustível.

O motor a explosão faz uso da gasolina como combustível, realizando a queima de uma mistura de vapor de gasolina e ar dentro de um cilindro. Por esta razão, é também conhecido por motor de combustão interna. Quando a mistura de ar com combustível queima formam-se gases quentes.



No primeiro tempo há a admissão. A partir de um cilindro existente em seu interior, um pistão provido de movimento livre, mas bem ajustado em uma correia, inicialmente realiza movimentos para baixo, obrigatoriamente. Nesse instante, o registro de admissão abre e é infiltrado no seu interior uma combinação de ar com combustível, na proporção correta para a queima total.
Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica