Publicado em 18 out 2022

O ensaio de vida da ferramenta de ponta única para torneamento

Redação

O torneamento é um processo que se baseia na revolução da peça em torno de seu próprio eixo. As principais operações executáveis por meio do torneamento são o torneamento externo, o interno, o faceamento e o sangramento. Existem diferentes tipos de pastilhas e sistemas de fixação, sendo que as pastilhas podem assumir diferentes formas geométricas. Elas podem também ser classificadas por tipo; face simples, dupla face, com ou sem quebra cavaco. No torneamento, a matéria prima (tarugo) tem inicialmente a forma cilíndrica. A forma final é cônica ou cilíndrica. Na operação de corte a ferramenta executa movimento de translação, enquanto a peça gira em torno de seu próprio eixo. Assim, pode-se dizer que torneamento é o processo de usinagem usado para fabricar peças cilíndricas, no qual a ferramenta desenvolve um deslocamento linear, enquanto a peça exerce um movimento rotacional. Normalmente executado por um torno, ele usina o diâmetro da peça até certa dimensão especificada dando-lhe um suave acabamento. O centro de torneamento nada mais é que um torno com um CNC (computer numerical control). Os centros de torneamento sofisticados oferecem processos de fresamento e furação com ferramenta rotativa. Existem procedimentos normativos obrigatórios e recomendados para os ensaios de vida da ferramenta de ponta única em aço rápido, metal duro e cerâmica para torneamento, utilizadas para usinar aço e ferro fundido. Pode ser aplicada em ensaios laboratoriais bem como em práticas de produção.

Da Redação – 

O torneamento é o processo de dar forma a peças sólidas enquanto elas giram em torno do próprio eixo, mas limitações, sendo possível criar apenas peças cilíndricas e cônicas. Para realizar a usinagem de uma peça é necessário que o desbaste (ferramenta de corte) seja mais duro que o material a ser cortado, sendo que os materiais que podem ser torneados incluem o aço, ferro, bronze, latão e cobre, alumínio, fibra e ebonite, madeira, cerâmica. O movimento de corte é rotação da peça a ser cortada, o movimento de avanço é da ferramenta de corte no sentido do comprimento da peça e o movimento de penetração é o que determina a profundidade do corte. Variando os movimentos, a posição e o formato da ferramenta, é possível fazer as peças em formatos diferentes.

Basicamente, o torneamento gera formas cilíndricas com uma ferramenta de corte usinando com uma única aresta e, na maioria dos casos, a ferramenta é estacionária e a peça gira. Em muitos aspectos é o método de corte de metal onde a ferramenta avança em um sentido linear, gerando formas não muito complexas. Por outro lado, por ser o processo mais amplamente uti...

Artigo atualizado em 18/10/2022 05:59.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica