A segurança dos tanques dos grupos geradores a diesel em edificações
Redação
Os grupos geradores são equipamentos destinados a suprir o consumo de energia elétrica, em caso de queda da concessionária de energia ou em contínuas ou eventuais panes do sistema elétrico. Podem ser alimentados por óleo diesel ou biodiesel, por meio de um tanque de consumo, que é também chamado de tanque diário ou de serviço, e como o tanque dos veículos automotores, é conectado diretamente ao grupo gerador, com a finalidade de suprir combustível para seu funcionamento por um número limitado de horas, diferentemente dos tanques de armazenamento, que guardam grandes quantidades de combustível e devem ser instalados sempre no exterior das edificações. Existem os requisitos normativos obrigatórios para a instalação e segurança dos tanques de consumo, tipo aéreo, para grupos geradores de corrente alternada acionados por motores alternativos de combustão interna a diesel ou biodiesel.
Da Redação –
Os consumidores brasileiros de energia elétrica sofrem com inúmeras falhas no fornecimento de energia e sucessivos aumentos de tarifas de energia, principalmente durante os horários de maior consumo. As concessionárias de energia, empresas responsáveis pelo fornecimento e distribuição da energia elétrica, apontam a crise hídrica como a principal causa destes acontecimentos. Em parte, a diminuição da capacidade de geração de energia a partir de usinas hidrelétricas é compensada pelo acionamento das usinas termelétricas que, apesar de suprirem a demanda exigida, possuem um custo operacional mais elevado.
Neste cenário adverso, os consumidores de energia têm buscado fontes alternativas para a geração de energia, visando manter as suas operações durante estas interrupções. Dentre as opções para estes consumidores estão os grupos geradores estacionários a óleo diesel ou biodiesel. Eles podem ser encontrados em edificações com muitos usuários ou dependentes de equipamentos elétricos para as suas operações básicas, destacando-se os hospitais, hotéis, instituições financeiras, supermercados e prédios comerciais.