O desempenho e os ensaios para os diversos tipos de secadores de ar comprimido
Redação
Os secadores são dispositivos que diminuem a umidade absoluta do ar comprimido por meio da redução do conteúdo de vapor d’água, de forma que a umidade relativa na saída seja menor que 100%. Pode-se afirmar que os dispositivos de separação que removem apenas condensado, como separadores do tipo ciclone, não são secadores. Quando o ar é comprimido, a concentração de água aumentará e, para evitar problemas futuros no sistema de ar comprimido, o ar úmido precisa ser tratado. Isso ocorre usando um resfriador posterior e um equipamento de secagem. O ar atmosférico contém mais vapor de água em altas temperaturas e menos em temperaturas mais baixas. Isto tem um efeito sobre a concentração de água quando o ar é comprimido. Por exemplo, um compressor com uma pressão de trabalho de 7 bar e uma capacidade de 200 l/s que comprime o ar a 20 ºC com uma umidade relativa de 80% liberará 10 litros/hora de água na linha de ar comprimido. Alguns problemas e perturbações podem ocorrer devido à precipitação de água nos tubos e equipamentos conectados. Para evitar isso, o ar comprimido deve ser seco. Os filtros, purgadores e separadores de água podem remover com bastante eficiência as partículas de água, mas quando se faz necessário remover o vapor d’água é necessário a incorporação de um secador de ar em sua linha. Muitas ferramentas e equipamentos, acionados por ar comprimido, não suportam água ou umidade. Muitos processos, usando ar comprimido, são produtos de processamento que não suportam água ou umidade. Inerente ao ciclo de compressão, a água livre é frequentemente formada no circuito de ar comprimido. O ar comprimido não tratado, que contém contaminantes sólidos, líquidos e gasosos, representa um risco significativo, pois pode danificar o sistema de ar e o produto final. A umidade, um dos principais componentes do ar não tratado, pode causar vários problemas. Há parâmetros normativos para os dados de desempenho que são necessários apresentar e os métodos de ensaio aplicáveis para os diversos tipos de secadores de ar comprimido.
Da Redação –
O ar comprimido é usado para alimentar muitas aplicações industriais e é considerado uma parte essencial dos procedimentos de produção de muitas empresas. É por isso que gerar ar puro e limpo é de extrema importância. Com a maioria das instalações visando funcionar com desempenho máximo, todos os sistemas, incluindo os sistemas de ar comprimido, devem funcionar com eficiência. Em muitos casos, isso significa controlar o vapor de água introduzido no sistema de ar comprimido.
O ar que é aspirado para um sistema de ar comprimido geralmente contém vapor de água. Outros fatores, como operar seu compressor de ar em ambientes úmidos, também podem aumentar a quantidade de vapor de água introduzido em seu sistema. Embora a água geralmente não represente nenhum dano, mesmo uma pequena quantidade de vapor d''água pode criar um problema para os equipamentos de ar comprimido.
Se o vapor de água não for removido do ar do processo, podem ocorrer efeitos colaterais indesejáveis, desde tubos congelados até produtos comprometidos resultantes de equipamentos com defeito. Assim, os secadores de ar comprimido são encarreg...