As principais tendências do setor de óleo e gás até 2025
Redação
O setor de óleo e gás tem de lidar com uma crescente demanda por energia, cultivada pela evolução contínua da economia global. Os grandes investimentos neste setor exigem processos confiáveis e de alto desempenho para garantir um retorno sobre o investimento ao longo do tempo. Os operadores das empresas no atual mercado de hidrocarbonetos agora têm de lidar com desafios básicos como criar soluções inovadoras para proteger investimentos; tornar as instalações mais seguras; monitorar constantemente o consumo de recursos; reduzir o impacto ambiental da atividade de extração; otimizar os prazos da cadeia de suprimentos; e regular processos complexos para melhorar seu desempenho. A transição energética está mudando a maneira como pensamos sobre a produção e o consumo de energia. A demanda por fontes renováveis, como solar e eólica, está crescendo rapidamente em todo o mundo, fazendo com que muitos governos adotem políticas para incentivar a transição para uma economia de baixo carbono. Isso tem levado à competição por recursos com projetos de combustíveis fósseis, incluindo petróleo e gás natural.
Augusto Borella –
O setor de óleo e gás deve investir R$ 102 bilhões de reais no Brasil até 2025, segundo projeção da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Petróleo (Abespetro) e da Deloitte. Porém, esse investimento deve vir acompanhado de estratégias e iniciativas que minimizem a pegada ambiental e que otimizem os recursos financeiros investidos. Descrevi abaixo três tendências que devem guiar o segmento nos próximos anos.
- Transição energética - A transição energética está mudando a maneira como pensamos sobre a produção e o consumo de energia. A demanda por fontes renováveis, como solar e eólica, está crescendo rapidamente em todo o mundo, fazendo com que muitos governos adotem políticas para incentivar a transição para uma economia de baixo carbono. Isso tem levado à competição por recursos com projetos de combustíveis fósseis, incluindo petróleo e gás natural.
Embora essa exigência represente um desafio para o setor de óleo e gás, o mundo está se movimentando para aplicar métodos que tornem essas medidas eficazes. Em 2022, os Estados Unidos aprovaram a Lei de Redução da Inflação (IRA), que ofere...