Publicado em 22 ago 2023

A realidade virtual e a aumentada são aliadas na segurança do trabalho

Redação

O uso de recursos como a realidade virtual (RV) e realidade aumentada (RA) em diversas aplicações profissionais é crescente. De acordo com um relatório da Statista, o mercado global de RV e RA deve atingir US$ 250 bilhões até 2028. Além das áreas altamente automatizadas que dependem de máquinas avançadas, a RV e RA podem ser aplicadas com sucesso a outros processos, como os treinamentos. Ao usá-las em capacitações de segurança em todos os setores, é possível simular situações e, ao mesmo tempo, imergir os treinandos nos cenários, para que eles se sintam mais conectados à ação.

Luiz Alexandre Castanha – 

Você sabia que os acidentes de trabalho envolvendo eletricidade são considerados os mais mortais? Segundo a Occupational Safety and Health Administration (OSHA), um entre cada 10 ocorrências resultam em fatalidade.

Cada ambiente de trabalho tem seus riscos como, por exemplo, empilhadeiras operadas de maneira incorreta, os altos fornos das siderúrgicas, esteiras rolantes das indústrias que podem virar uma montanha russa caso algo saia errado e alguém esteja por perto nessa hora. Os funcionários podem cair de alturas, quebrar membros, ter contato com substâncias tóxicas, serem expostos à umidade ou luz solar excessivas ou atropelados por veículos. As possibilidades são muitas.

Apesar de todo o perigo, os treinamentos de segurança são tradicionalmente ministrados de maneiras não envolventes, como por meio de webinars ou apresentações em sala de aula, muitas vezes se mostrando ineficazes. Hoje, no entanto, novos avanços na tecnologia estão mudando essa realidade.

O uso de recursos como a realidade virtual (RV) e realidade aumentada (RA) em diversas aplicações profissionais é crescente. ...

Artigo atualizado em 22/08/2023 04:01.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica