Os requisitos da gaze em rolo de acordo com a NBR 14108
Redação
Os materiais têxteis aplicados à saúde devem proporcionar muitas funções específicas dependendo do cenário em que serão utilizados.
Da Redação -
Com o crescente aumento de infecções transmitidas pelo vírus HIV e outros altamente resistentes, a necessidade de proteger, o paciente e/ou a equipe médica, de qualquer contato com fluídos, potencialmente contaminados, assume um papel cada vez mais fundamental. Assim, os produtos de saúde e higiene englobam uma vasta gama de materiais fibrosos para diferentes aplicações que têm como principal função a proteção.
Os materiais têxteis aplicados à saúde devem proporcionar muitas funções específicas dependendo do cenário em que serão utilizados (monitoramento da saúde, higiene, implantes, tratamento de uma lesão), assim como possuir as devidas propriedades físicas (resistência, extensibilidade, flexibilidade, permeabilidade ao vapor, ar e líquidos, dentre outros).
Os materiais podem ser bacteriostáticos, antivirais, não tóxicos, fungistáticos, altamente absorventes, não alérgicos, respiráveis, biocompatíveis, capazes de incorporar medicamentos e podem também ser concebidos para proporcionar excelentes propriedades mecânicas e de conforto.
As fibras mais utilizadas na saúde são: algodão, viscose, poliuretano, polipropileno, poliéster, polimetilmetacrilato, fibras de alginato e, ainda, fibras bioabsorvíveis e biodegradáveis (quitina, colágeno). Suas principais aplicações podem dividir-se em: materiais cirúrgicos para implantes (ligamentos e tendões artificias, próteses, etc.); materiais cirúrgicos de uso externo (...