Publicado em 21 ago 2018

Rotular o desempenho dos funcionários é perigoso

Redação

É preciso institucionalizar a eficiência ao criar processos e controles.

Vicente Falconi -

Mesmo que uma empresa se torne a maior do mundo e exemplo mundial de boa gestão, sempre haverá uma fração de pessoas abaixo da média. Bem, se existe algo que aprendi em minha vida, foi ter muito receio de percentuais.

Tenho visto desempenho ruim de pessoas por causas que não podem ser atribuídas a elas. Isso acontece em todos os níveis – dos executivos ao chão de fábrica. Se você quer ser um exemplo mundial de boa gestão, o primeiro passo é não rotular sua equipe.

É óbvio que queremos saber quem são os melhores e tomá-los como referência. Temos de procurar trabalhar com a equipe mais eficiente possível.

 



Mas, antes de apertar o rigor da categorização do desempenho dos profissionais, aconselho a olhar para a estratégia e para os processos. Muitas vezes os grandes problemas das empresas não derivam isoladamente do grau de competência dos funcionários.

Pode-se ter o melhor time, mas, se não existirem diretrizes claras, cada um remará em um rumo diferente, sem chegar a lugar nenhum. Ajustar a expectativa de todos desde o ponto de partida é, aliás, a condição básica de q...

Artigo atualizado em 01/10/2024 04:24.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica