A gestão de energia deve estar além da conta mensal de eletricidade
Redação
A gestão de energia em uma empresa não deve se restringir somente a energia elétrica que em muitos casos pode ser principal fonte de energia, apesar de não ser a única, mas a todos os tipos utilizados sejam em processos produtivos, atividades de serviço, entretenimento, lazer, etc.
Hayrton Rodrigues do Prado Filho -
A razão ou outra relação quantitativa entre uma saída de desempenho, serviços, produtos ou energia e uma entrada de energia é que se chama de eficiência energética. Como exemplos: eficiência de conversão, energia requerida/energia usada, saída/entrada, energia teórica utilizada para operar/energia usada para operar; eficiência de motor – kW/h médio consumido/distância percorrida; eficiência da lâmpada – W/h médio consumido/fluxo luminoso produzido lúmen (lm).
Tanto a entrada como a saída precisam ser claramente especificadas em quantidade e qualidade e ser mensuráveis para que se consiga efetivamente visualizar o nível de eficiência energética do objeto de avaliação. Contudo, a gestão de energia a que se refere a série de normas NBR ISO 50000 não se restringe a somente a energia elétrica que, em muitos casos, pode ser principal fonte de energia.
Apesar de não ser a única, há os demais tipo de energias utilizado sejam em processos produtivos, atividades de serviço, entretenimento, lazer, etc., como os combustíveis, o vapor, calor, ar comprimido, além de for...