Publicado em 17 dez 2024

A mensuração e a avaliação de um sistema econômico de circularidade

Redação

O desempenho de circularidade é o grau no qual um conjunto de aspectos de circularidade se alinha com os objetivos e princípios para uma economia circular que é um sistema econômico que utiliza uma abordagem sistêmica para manter um fluxo circular de recursos, ao recuperar, reter ou agregar valor a esses recursos, ao mesmo tempo em que contribui para o desenvolvimento sustentável. Os recursos podem ser considerados tanto em relação aos estoques quanto em relação aos fluxos, sendo que o fluxo de entrada de recursos virgens é mantido o mais baixo possível, e o fluxo circular de recursos é mantido o mais fechado possível, para minimizar os resíduos, as perdas e as liberações do sistema econômico. A mensuração da circularidade é um processo para auxiliar a determinar o desempenho de circularidade por meio de coleta, cálculo ou compilação de dados ou informações. A avaliação de circularidade é uma estimativa e interpretação dos resultados e impactos de uma mensuração de circularidade, que pode incluir a consideração dos aspectos de sustentabilidade e pode aplicar os métodos complementares, como a avaliação do ciclo de vida. Há requisitos normativos que fornecem as orientações às organizações para mensuração e avaliação de um sistema econômico definido para determinar seu desempenho de circularidade em um momento específico. A mensuração e a avaliação são realizadas por meio da coleta e do cálculo de dados com o auxílio de indicadores de circularidade obrigatórios e opcionais. Eles fornecem, ainda, uma estrutura para orientar os usuários dentro das organizações de todos os tipos e tamanhos no processo de mensuração e avaliação, incluindo o estabelecimento de limites do sistema e a escolha de indicadores, bem como o processamento e a interpretação dos dados de forma consistente e reproduzível para gerar resultados significativos e verificáveis. Essa estrutura é aplicável a múltiplos níveis de um sistema econômico, desde o nível regional, interorganizacional e organizacional até o nível de produto. Para mensurar e avaliar os impactos sociais, ambientais e econômicos causados pelas ações da organização para atingir metas e objetivos circulares, há uma lista de métodos complementares que podem ser utilizados em adição às especificações normativas.

Da Redação – 

Há uma taxonomia de categorias de indicador de circularidade e de indicadores para mensurar e avaliar o desempenho de circularidade de um sistema em foco. A taxonomia é baseada nos objetivos listados na definição contida na NBR ISO 59004:2024, 3.1.1, de uma economia circular que mantenha um fluxo circular de recursos, isto é, retenha, recupere e agregue valor a estes recursos.

A taxonomia fornece uma estrutura para mensurar o fluxo dos recursos e o grau em que as metas e as ações circulares da organização contribuem para o desempenho de circularidade do sistema em foco em um momento específico no tempo. A figura abaixo ilustra a taxonomia (no centro), suas conexões com as metas e as ações circulares da organização (à esquerda) e a mensuração e a avaliação dos impactos destas ações sobre a sustentabilidade (à direita).

As três caixas apresentadas na figura acima são explicadas mais detalhadamente a seguir, iniciando pela própria taxonomia. A taxonomia sobre categ...

Artigo atualizado em 17/12/2024 09:24.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica