Publicado em 17 dez 2024

As dificuldades operacionais na relação entre fornecedores e a Petrobras

Redação

A relação entre fornecedores e a Petrobras envolve altos níveis de exigência técnica e complexidade contratual. Embora compreensíveis, dadas as operações da estatal, essas exigências geram desafios recorrentes e colocam fornecedores em posições vulneráveis. Este artigo examina as dificuldades enfrentadas por esses fornecedores, incluindo a prática da Petrobras de operar com dois pesos e duas medidas, favorecendo seus próprios interesses em detrimento da parceria com seus fornecedores.

Rafael Fernandes – 

Entre os principais desafios enfrentados pelos fornecedores da Petrobras está o papel dos revendedores que, em sua maioria, não são fabricantes diretos dos materiais fornecidos. Comprometidos em atender as especificações da estatal, esses fornecedores frequentemente enfrentam exigências técnicas que estão além de sua capacidade de revenda e documentação, já que a responsabilidade por certificações e conformidade cabe diretamente aos fabricantes.

Em algumas ocasiões, a Petrobras solicita documentações que nem os próprios fabricantes conseguem fornecer. Erros no cadastro de materiais são comuns, como quando um item é registrado como se exigisse certificações que o fabricante nunca disponibilizou.

A Petrobras também solicita, frequentemente, materiais que já foram descontinuados pelo fabricante, mesmo sabendo dessa condição. Essa prática induz o revendedor ao erro, levando-o a tentar atender demandas impossíveis e sobrecarregando-o com exigências irreais e custos que poderiam ser evitados com processos internos mais rigorosos e precisos na estatal.

Além disso, muitos fornecedores recebem...

Artigo atualizado em 17/12/2024 09:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica