Publicado em 17 dez 2024

A Qualidade dos tanques de carga para o transporte de ácido fluorídrico anidro

Redação

O ácido fluorídrico tem sido utilizado como matéria-prima para a fabricação de diversos produtos e aplicações industriais, sendo grande o seu espectro de aplicação, variando desde o seu uso como agente de limpeza até sua aplicação como gás refrigerante em processos industriais. Formado por hidrogênio e flúor, este ácido é fundamental para muitos ramos industriais, sendo aplicado nas metalúrgicas, indústrias de polímeros, fabricação de produtos de limpeza, defensivos agrícolas, e até mesmo como catalisador no processamento do petróleo. Contudo, o manuseio, transporte e armazenamento de ácido fluorídrico requerem alguns cuidados básicos, com relação ao transporte, sendo que os veículos destinados ao seu transporte, bem como tanques e embalagens devem estar de acordo com as exigências legais recomendadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e pelo Inmetro. Além destas exigências, as transportadoras devem possuir a licença do exército para o transporte deste ácido. Por isso, há parâmetros normativos obrigatórios para a construção, projeto, montagem, operação, inspeção de construção periódica e extraordinária do tanque rodoviário para transporte de ácido fluorídrico a granel. Eles fixam também os requisitos de segurança que o tanque rodoviário para o transporte de ácido fluorídrico anidro deve satisfazer.

Da Redação – 

As características químicas, físicas e toxicológicas do ácido fluorídrico anidro envolvem o nº da ONU: 1052; nº de risco: 886; classe de risco:   8; nome técnico: fluoreto de hidrogênio; nome comercial:  ácido fluorídrico e Fórmula: HF. O ácido fluorídrico anidro (100%), sob aspecto comercial, é um líquido incolor fumegante com ponto de ebulição de 19,5 °C. Em temperatura ambiente, é um gás mais leve que o ar. Sob condições normais de pressão e temperatura apresenta-se sob forma de líquido. Sob forma líquida tem a mesma densidade da água; é miscível com esta em todas as proporções.

Nos depósitos ou reservatórios, apresenta-se sob forma líquida e gasosa. Tem odor irritante, penetrante, provoca irritações nas membranas mucosas, sistema respiratório e pele. Em casos extremos pode sufocar, dificultar a respiração e provocar a morte. Pode causar queimaduras graves (necrose) quando em contato com a pele e olhos.

O ácido fluorídrico não é inflamável. Em contato com certos metais, principalmente em concentrações diluídas, pode liberar hidrogênio, que, por sua vez, é inflamável e explosivo....

Artigo atualizado em 13/12/2024 10:12.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica