Publicado em 14 set 2021

A gestão do relacionamento até os centros de controle na logística do leite

Redação

O grande desafio da gestão logística no mercado leiteiro é promover fluidez em toda cadeia, pois hoje são inúmeros gargalos na operação que precisam ser monitorados incessantemente. Para isso, o grande agente transformador é a tecnologia, que provê a antecipação de informações em todos os níveis, seja operacional, tático ou estratégico. Para isso é necessário entender o passado, aplicando modelos de dados propositivos de pensamento de máquina e inteligência artificial. São inúmeras informações fornecidas em todas as etapas e vários envolvidos e processos para monitorar. O fator chave para orquestrar todo esse universo é a centralização de todas as informações em uma plataforma, os conhecidos Centros de Controle Operacionais (CCO) Neste sentido, cada módulo pode ser implantado parte a parte, iniciando nos preceitos da logística 3.0, no qual elimina-se o papel, até a chegada à logística 4.0, cujas máquinas conversam entre si e possibilitam ao fator humano a concentração de seus esforços nas ações as quais são imprescindíveis: a promoção das relações humanas.

Jefferson de Oliveira Monteiro – 

O leite sempre cumpriu um papel importante na alimentação da humanidade. O seu consumo remete a mais de 11.000 anos e, atualmente, bilhões de pessoas o consomem no mundo, sendo o Brasil o quarto país no ranking mundial de produção de leite, de acordo com Empresa Brasileira de pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Com o aumento da demanda, inúmeras fraudes foram deflagradas na composição do leite e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) instituiu normativas que ampliaram as exigências de qualidade que envolvem a política leiteira. Para acompanhar o crescimento do mercado consumidor e todas as exigências vigentes, o produtor rural tem profissionalizado a sua gestão por meio da participação em programas educativos e de incentivos, que elevam os níveis de qualidade e produtividade nas propriedades rurais.

A produção de seus derivados na cadeia de suprimentos do leite desempenha um papel fundamental em sustentar a rotina dos profissionais envolvidos sem comprometer a qualidade, gerando cada vez mais eficiência operacional. O grande desafio da gestão logística no mercado...

Artigo atualizado em 14/09/2021 06:26.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica