Publicado em 14 set 2021

A transformação digital na indústria de construção civil

Redação

A transformação digital em qualquer setor é a integração da tecnologia digital em todas as áreas de um negócio, mudando fundamentalmente a forma como se opera e entrega valor aos clientes. É também uma mudança cultural que exige que as organizações desafiem continuamente o status quo, experimentem e se sintam confortáveis com o fracasso. Tornou-se fundamental para todas as empresas, desde as pequenas até as grandes empresas. Esse processo vem sendo discutido em palestras, painéis de discussão, artigo ou estudo relacionado em como as empresas podem permanecer competitivas e relevantes à medida que o mundo se torna cada vez mais digital. O que ainda não está claro para muitos líderes de negócios é o que significa a transformação digital.

Vinicius Callegari – 

Apesar dos altos e baixos da economia brasileira e no que diz respeito a carência de infraestrutura e moradia, o impacto da construção tanto no PIB como na geração de empregos é muito grande. Por este motivo, esse segmento tem um papel importante para o desenvolvimento no país.

Segundo levantamento realizado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019 o setor continha 6,7 milhões de postos de trabalho, o que era equivalente a 7,3% de todos os empregos no Brasil. Porém nem tudo são flores, isso porque assim como outros mercados o de construção também foi fortemente impactado pela pandemia, principalmente na evolução das obras de infraestrutura e industriais, devido a paralisação das atividades e incertezas quanto ao retorno delas.

De acordo com o monitoramento de investimentos em infraestrutura e indústria realizado pela Neoway, maior empresa de Big Data Analytics e Inteligência Artificial da América Latina, as obras em andamento e paralisadas podem chegar a R$ 89,6 bilhões no período de 2021 a 2026. De 2020 para cá...

Artigo atualizado em 14/09/2021 06:22.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica