Publicado em 15 nov 2022

Um panorama geral da logística reversa no Brasil

Redação

A logística reversa é um tipo de gestão da cadeia de suprimentos que move mercadorias dos clientes de volta aos vendedores ou fabricantes. Depois que um cliente recebe um produto, processos como devoluções ou reciclagem exigem logística reversa. A logística reversa começa no consumidor final, retrocedendo pela cadeia de suprimentos até o distribuidor ou do distribuidor para o fabricante. A logística reversa também pode incluir processos em que o consumidor final é responsável pela destinação final do produto, incluindo reciclagem, reforma ou revenda.

Max Filipe Silva Goncalves – 

Com o aumento da população brasileira, ocorre também um crescimento no consumo de alimentos e, consequentemente, esse aumento eleva a geração de resíduos sólidos e líquidos. Essa alta na produção de lixo afeta o cotidiano de milhões de pessoas, principalmente em países subdesenvolvidos.

A prática da destinação adequada destes resíduos é recente no Brasil, visto que a necessidade de os direcionar para locais adequados está referenciada na legislação, segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Um dos principais desafios da PNRS é desabilitar o descarte em lixões (a céu aberto), aterros controlados e recuperar as áreas já afetadas por práticas inapropriadas de despejo dos rejeitos.

O descarte impróprio pode acarretar um aumento da poluição e degradação ambiental. Por outro lado, os resíduos podem se tornar matéria-prima de um novo processo de fabricação. Isso quer dizer que mesmo após descartado, um resíduo pode ser reaproveitado como fonte de energia, insumo ou matéria prima de outro processo.
No entanto, é necessário identificar possibilidades de reaproveitamento para ca...

Artigo atualizado em 14/11/2022 10:20.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica