A Qualidade no Século XXI
Redação
"A pior coisa dos livros novos é que eles nos impedem de ler os antigos.” (Joseph Joubert)
Eduardo Moura -
Podemos dizer que as coisas verdadeiramente importantes são as velhas, pois já passaram pelo teste do tempo. É bem verdade que devemos estar abertos para o novo, mas um erro comum é deixar que a apaixonite pelas novidades nos leve ao esquecimento do que já aprendemos.
É mais ou menos isso o que aconteceu com a questão da Qualidade Total que, como filosofia e prática empresarial, está fora de moda na maioria das organizações. A nova geração de executivos que hoje comanda as empresas não viveu o grande movimento mundial da Qualidade (mais predominante no Ocidente no período de 1970 a 1995) e já não sabe mais quais são os fundamentos da Qualidade Total; não conhece e não tem ideia do que ensinou Deming, Juran, Ishikawa e outros.
E a velha guarda da Qualidade já se aposentou em muitas empresas, deixando atrás de si um vácuo considerável, pois na maioria dos casos não foi capaz de preservar e transmitir o know-how de Qualidade a seus sucessores. Como consequência, em vez de evoluir no conhecimento e práticas administrativas, muitas empresas entraram num ciclo de desaprendizado or...