Os ensaios para os dispositivos intrauterinos (DIU) de cobre
Redação
Os DIU são pequenos dispositivos de plástico flexíveis inseridos no útero. Um dispositivo intrauterino é deixado no lugar durante aproximadamente três, cinco ou dez anos, dependendo do tipo, ou até que a mulher deseje removê-lo. Devem ser inseridos e retirados por um médico ou outro profissional de saúde.
Da Redação –
Um DIU pode ser inserido a qualquer momento durante o ciclo menstrual se a mulher não tiver realizado sexo sem proteção desde a última menstruação. Se tiverem realizado sexo sem proteção, um exame de gravidez deve ser feito antes da inserção do DIU e as mulheres são aconselhadas a não usar outro método contraceptivo até o teste ser realizado.
A inserção leva apenas alguns minutos. A remoção também é rápida e costuma causar desconforto mínimo. Os DIU previnem a gravidez matando ou imobilizando os espermatozoides; impedindo a fertilização do óvulo pelo espermatozoide; e criando uma reação inflamatória dentro do útero.
A gravidez deve ser descartada antes da inserção do DIU, a menos que a mulher deseje usar o DIU como contracepção de emergência após sexo sem proteção. Nesses casos, um DIU de cobre pode ser inserido para evitar gravidez indesejada.
Se inserido dentro de cinco dias após a relação sem proteção, um DIU de cobre é quase 100% eficaz como contracepção de emergência. Então, se a mulher desejar, ele pode ser deixado no lugar para controle de natalidade de longo prazo.
...