No Brasil, somos peritos em driblar percalços
Redação
Os principais problemas residem nas interfaces com o governo que cria uma série de desvantagens para as empresas brasileiras.
Vicente Falconi -
Pode-se dizer que não há grande diferença em termos de sofisticação dos sistemas de gestão entre as empresas brasileiras e as que atuam em outros países. Sob esse aspecto, muitas empresas brasileiras estão até melhores do que as estrangeiras.
Isso ocorreu depois da abertura da economia no início da década de 90. Nessa época houve um grande avanço das empresas em gestão como um recurso para aumentar sua competitividade.
Nossos principais problemas residem nas interfaces com o governo, as quais criam uma série de desvantagens para as empresas brasileiras. Vamos citar aqui alguns exemplos. Nosso sistema tributário é um dos mais loucos do mundo e as empresas têm de ter um quadro de pessoal bem maior para cumprir obrigações estapafúrdias.
A legislação do ICMS no Brasil, por exemplo, está precisando de uma mudança radical. Existe muita insegurança jurídica, o que obriga as empresas a gastos com seu departamento jurídico e empresas terceirizadas que lá fora seriam desnecessários. A área de logística sofre com as estradas de quinta categoria, cheias de buracos e assoladas pela ba...