Publicado em 22 set 2020

Um novo olhar na gestão de sua organização

Redação

Em ambientes de grandes incertezas, o planejamento tradicional não funciona de forma adequada, em geral, porque ele não assimila a incerteza. Há necessidade de um outro olhar. Além disso, será necessária a formulação de estratégias flexíveis e resilientes, que possibilitem rápida adaptação a um ambiente em transformação.

 

Elaine C. Marcial – 

A crise econômica provocada pelo vírus tem sido comparada, em magnitude, semelhante àquela ocasionada pela II Guerra Mundial. Só que com um agravante: não se trata somente de uma crise econômica, mas também de saúde e política, tudo ao mesmo tempo. Essa crise amplifica a velocidade das mudanças em um mundo em transformação, fruto dos avanços científicos e tecnológicos e repleto de inovações disruptivas. Como resultado, observa-se mudanças no comportamento dos consumidores, nos modelos de negócio e na gestão das organizações.

Os desafios associados ao impacto dessa pandemia são de grande magnitude, em especial quando comparado a qualquer outra crise que tenhamos presenciados nas últimas décadas, com um nível de incerteza enorme. Esse ambiente torna muitas organizações vulneráveis, em especial aquelas que não possuem um rigoroso controle financeiro ou que não conseguem se adaptar rapidamente a esse novo contexto. Os próximos dias ou meses irão redefinir o mercado e as organizações e serão decisivos no estabelecimento de quem sobreviverá.

Todos os sobreviventes terão que aprender a lidar com os altos níveis de incerteza. Para tanto, terão que ser capazes de confrontá-la na construção de um plano que seja capaz de conduzir a organização a sair vitoriosa e mais fortalecida em um porvir que se manterá repleto de inovações disruptivas.

Em ambientes de grandes incertezas, o planejamento tradicional não funciona ...

Artigo atualizado em 22/09/2020 04:27.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica