Publicado em 22 set 2020

Para a segurança das crianças, os andadores devem cumprir a norma técnica

Redação

O andador pode ser definido como uma estrutura na qual uma criança é colocada em posição sentada ou em pé, apoiada sobre o assento, a qual permite que uma criança se movimente ao redor com o auxílio do apoio oferecido pela estrutura. Existem muitas divergências em relação ao uso do andador infantil e seus efeitos sobre o desenvolvimento da criança. Há pesquisas afirmando que o equipamento não prejudica o desenvolvimento do bebê e não existem dados confiáveis no Brasil sobre a quantidade de acidentes envolvendo bebês que usam andadores. Igualmente, existem evidências científicas indicando que ele não atrapalha o desenvolvimento e não se sabe muito sobre o número de acidentes causados por seu uso. A queda é uma das maiores causas de ferimentos graves e mortalidade de crianças no país. Esses dados, no entanto, não apresentam informações sobre o uso de andadores durante os acidentes. Por causa disso, não é possível afirmar com certeza que o andador oferece risco. Se os pais optarem pelo seu uso, como foi o meu caso para meus dois filhos, deve-se escolher usar o andador que obrigatoriamente cumpra a norma técnica, sempre com atenção especial a escadas, degraus e outros riscos de acidentes. Deve-se entender os requisitos de segurança e os métodos de ensaio para andadores nos quais uma criança é colocada na posição apoiada sobre o assento, e destina-se a ser utilizado desde quando a criança é capaz de se sentar por si própria até o momento em que a criança é capaz de caminhar sozinha.

Hayrton Rodrigues do Prado Filho – 

O andador infantil é um aparelho utilizado com a intenção de auxiliar os bebês no aprendizado de andar. Compõe-se de estruturas rígidas, de formato variado – normalmente circulares – dentro das quais fica o bebê, preso à estrutura por meio de tiras ou similares. A parte superior é construída de maneira a proporcionar apoio ao bebê, ao passo que a parte inferior é aberta ou mais larga, permitindo o movimento das pernas e pés. Um conjunto de rodas presas à estrutura de diversas formas possibilita o deslocamento do aparelho em inúmeras direções.

Para alguns especialistas, os andadores para bebês são a fase intermediária entre o carrinho de bebê e o início do engatinhar. Trata-se de uma estrutura que permite às crianças andar de forma assistida. Ele dá suporte ao bebê e o mantém preso com cintos de segurança para que não caia. Além disso, as pequenas rodas são incorporadas, o que permite à criança se movimentar em qualquer direção com toda a liberdade.

Uma das razões pelas quais os andadores para bebês são utilizados é que as mães e pais podem ficar um pouco mais livres, evitando o estresse de ambos e para permitir que possam realizar suas tarefas domésticas.

Para alguns, eles são como se fossem um brinquedo, as crianças experimentam suas primeiras caminhadas e se divertem com a sensação de andar. Para outros, estando artificialmente assistidas, as crianças não se preocupam muito em domin...

Artigo atualizado em 22/09/2020 04:14.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica