O choque elétrico mata
Redação
O choque elétrico é um risco para todos que trabalham em serviços e atividades que envolvam a energia elétrica direta ou indiretamente ou ainda em sua proximidade. Todos devem saber os riscos da atividade e como evitar que isso se torne um acidente. Em casa, ao manusear os equipamentos elétricos, todo cuidado é pouco.
Da Redação –
Segundo a Abracopel, no Brasil, em 2018, foram registrados 1.424 acidentes, de origem elétrica, além de 622 mortes. Deste montante, 836 foram causados por choques elétricos, 537 incêndios por sobrecarga ou curto-circuito e 51 descargas atmosféricas. Estes valores representam um aumento de 2,67% em comparação ao ano de 2017 e de 37,2% em relação ao ano de 2013, ano em que o projeto do anuário teve início.
Resumidamente, pode-se dizer que o choque é causado por uma corrente elétrica que passa através do corpo. A intensidade da corrente elétrica que atravessa o corpo durante o choque e o caminho desta corrente elétrica pelo corpo, dependendo do seu nível de tensão, pode causar danos ao organismo da vítima.
Pode causar distúrbios na circulação sanguínea e, em casos extremos, levar à parada cardiorrespiratória. Na pele, podem aparecer duas pequenas áreas de queimaduras (geralmente de terceiro grau), a de entrada e de saída da corrente elétrica.
Mesmo tensões relativamente pequenas podem causar graves danos, dependendo da resistência do corpo humano. Em situações de altas tensões, com...