A gestão da medição para a competitividade
Redação
A medição, junto com a normalização, é essencial para qualquer esforço de melhoria da qualidade. No entanto, a maioria das organizações que inicia um sistema de gestão da medição não consegue ficar satisfeita com os resultados. E como se pode garantir o sucesso de um programa de medição que tem um importância fundamental para a competitividade?
Hayrton Rodrigues do Prado Filho –
Não se pode gerenciar o que não se mede. Esse é um ditado antigo de gestão, mas totalmente válido nos dias atuais. A menos que se meça algo pode-se saber se melhorando ou piorando. Não se pode melhorar se não medir para ver o que está melhorando e o que não está.
Pode-se dizer que os procedimentos de um sistema de gestão de medição devem ser documentados na extensão necessária e validados para assegurar a implementação adequada, sua consistência de aplicação e a validade dos resultados de medição. Entende-se que este requisito vai muito além da prática da simples calibração e arquivo dos certificados de calibração dos padrões, sendo necessária a inclusão de práticas que visem o atendimento de questões vitais para a manutenção da rastreabilidade e conformidade dos produtos e processos.
Nesse contexto, dois outros parâmetros relevantes em qualquer certificado de calibração de padrões merecem atenção e destaque: a tendência e a incerteza associada à calibração. Nenhum padrão, ainda que recém-calibrado, deve ser liberado para uso em uma linha de manufatura, ou...