Os pontos críticos de controle na segurança dos alimentos
Redação
A cadeia de abastecimento de alimentos tem muitos desafios cada vez maiores quando o assunto é controle de qualidade e segurança do alimento, justamente porque o negócio envolve o aperfeiçoamento e monitoramento contínuo dos seus produtos e processos, que incluem requisitos normativos, padrões estabelecidos pelo órgãos reguladores e pelo mercado e, principalmente, pelas exigências dos consumidores. O Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) é proativo na gestão da segurança dos alimentos, o que implica em controlar pontos críticos de controle em sua manipulação.
Da Redação –
Uma praga denominada virose está afetando a vida de quem vive nos grandes centros urbanos. Normalmente, esse tipo de mal estar está associado aos alimentos ingeridos. As doenças e os danos provocados por alimentos são, na melhor das hipóteses, desagradáveis, e, na pior das hipóteses, fatais.
Existem também outras consequências. Os surtos de doenças transmitidas por alimentos podem prejudicar o comércio e o turismo, gerando perdas econômicas, desemprego e conflitos. Os alimentos deteriorados causam desperdício e aumento de custos, afetando de forma adversa o comércio e a confiança do consumidor.
Para a World Health Organization, o acesso a quantidades suficientes de alimentos seguros e nutritivos é fundamental para sustentar a vida e promover a boa saúde. Alimentos inseguros contendo bactérias, vírus, parasitas ou substâncias químicas nocivas causam mais de 200 doenças - variando de diarreia a câncer e se estima que 600 milhões - quase 1 em cada 10 pessoas no mundo - adoecem depois de ingerir alimentos contaminados e 420 mil morrem a cada ano, resultando na perda de 33 milhões d...