A construção em madeira conforme a norma técnica
Redação
A construção de madeira moderna é caracterizada por maior uso de pré-fabricação, menor tempo de construção, um processo de planejamento mais meticuloso e garantia de qualidade do sistema de produção. Juntas, essas novas circunstâncias implicam um processo diferente do conceito à conclusão, como é o caso da indústria da construção tradicionalmente organizada. Está muito mais próximo do modelo que outros sistemas de produção industrial aplicam, com uma especificação mais clara do produto e seu desempenho diretamente da prancheta computadorizada. Da mesma forma, a fabricação e a montagem final envolve grande automação e segue procedimentos muito rigorosos que garantem a conclusão consistente e correta de cada projeto. Mas, sempre o processo deve ser feito conforme a norma técnica no projeto, na execução e no controle das estruturas de madeira.
Da Redação –
Uma estrutura de madeira é definida como aquela onde a carcaça é feita de madeira, porém uma fachada de madeira não faz parte do sistema de suporte de carga e muitos dos edifícios de madeira atuais não exibem realmente o material do sistema, a madeira, na fachada. E, inversamente, um edifício pode ter uma fachada de madeira e um material de carcaça diferente, e tal edifício não é definido como um edifício de madeira.
Os avanços técnicos em elementos estruturais baseados em madeira e a evolução do sistema de regulamentação de edifícios são as principais razões pelas quais a construção de madeira cresceu. Pesquisas internacionais modernas sobre o desenvolvimento de incêndios e os riscos de incêndio têm ajudado fortemente a mudar a visão do fogo em edifícios de madeira. Com os atuais equipamentos de segurança contra incêndios, o risco de incêndios em cidades é agora bastante reduzido, especialmente com a maneira previsível que a madeira retém sua função de suporte de carga durante um incêndio. Isso é considerado uma grande vantagem.
A madeira como material de construção também vei...