A segurança das ferramentas elétricas
Redação
No uso das ferramentas elétricas deve-se obedecer, obrigatoriamente, as normas técnicas relacionadas com a sua segurança. Por exemplo, a norma técnica aplicável a esmerilhadeiras, politrizes e lixadeiras a disco, incluindo ferramentas angulares, retas e verticais, com capacidade nominal não excedendo 230 mm. Para esmerilhadeiras, a velocidade nominal não deve exceder a velocidade periférica do acessório de 80 m/s na capacidade nominal.
Da Redação –
De modo geral, as ferramentas elétricas podem ser extremamente perigosas se usadas incorretamente. A cada ano, milhares de pessoas são feridas ou mortas por acidentes com ferramentas elétricas. Os acidentes comuns associados a elas incluem abrasões, cortes, lacerações, amputações, queimaduras, eletrocussão, ossos quebrados, etc. Esses acidentes geralmente são causados por vários motivos.
Por exemplo, tocar nos componentes de corte, furação ou retificação, choque elétrico devido a aterramento inadequado, defeitos no equipamento ou uso indevido do operador, ser atingido por partículas que ejetam normalmente durante a operação, tocar em ferramentas quentes ou peças de trabalho, etc. Ao trabalhar com ferramentas elétricas, deve-se usar equipamentos de proteção individual e evitar usar roupas largas ou joias que possam prender nas máquinas em movimento.
Os equipamentos de proteção individual adequados, como óculos de proteção e luvas, devem ser sempre usados para se proteger dos perigos que podem ser encontrados ao usar ferramentas manuais. Igualmente, o piso do local de trabalho de...