Homeopatia e práticas integrativas devem ser oferecidas no SUS?
Redação
Dois textos discutem se os sistemas de saúde pública devem oferecer essas modalidades de tratamento. Gastos com homeopatia no SUS são irrisórios quando comparados às demais especialidades médicas.
Marcus Zulian Teixeira -
Nos últimos tempos, diversas matérias divulgadas na grande mídia e redes sociais criticam os gastos do Sistema Único de Saúde (SUS) com Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), afirmando, de forma inverídica, que bilhões de reais são gastos com práticas que não apresentam comprovação científica, utilizando essas justificativas para propor a exclusão das mesmas do SUS.
Muitas dessas fake news são direcionadas à homeopatia, por ignorância ou negação preconceituosa de seus fundamentos e das evidências científicas que os suportam, com o intuito explícito de denegrir uma especialidade médica reconhecida há décadas pela população e pelas entidades de classe brasileiras (Conselho Federal de Medicina, desde 1980; Associação Médica Brasileira, desde 1990), de baixo custo, isenta de eventos adversos graves, que contribui à resolutividade clínica de muitas doenças crônicas e que vem conquistando seu lugar de direito na saúde pública e na educação médica mundiais.
No tocante à comprovação científica da homeopatia”, vale ressaltar que centenas de estudos científicos fun...