Mais inteligência para lidar com a sazonalidade
Redação
As estatísticas mostram que um volume muito grande de itens novos não gera vendas adicionais e acabam encalhando nas lojas e muitas vezes inclusive bloqueando o OTB (aberto de compras) na empresa como um todo.
Aureo Villagra
Dezembro é, sem dúvidas, o mês mais importante para o comércio em geral. Depois da black friday, os preparativos para o Natal costumam elevar as vendas de duas a três vezes, exigindo organização e planejamento por parte dos varejistas. Para se ter uma ideia do tamanho deste mercado, segundo a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), as vendas de final de ano em 2018 movimentaram R$ 156,3 bilhões, registrando crescimento de 5,5% sobre 2017.
Mas não se pode deixar levar pela euforia -- principalmente porque sabemos que todos os anos a história se repete. Da mesma forma em que enxergamos excelentes oportunidades frente aos números, sabemos que os varejistas sofrem há anos pelo mesmo dilema: quanto estoque devo enviar a mais para as lojas e, especialmente, de quais itens?
Muitos acreditam que o estoque necessita de um grande reforço. Porém, se o envio extra de estoque pelo medo de perder vendas for superestimado pode ocasionar o efeito contrário, além de não...