As mudanças na computação em nuvem que serão desencadeadas pelo 5G
Redação
Uma delas será na internet das coisas (IoT) que será potencializada pelo 5G, tornando o acesso do sistema à infraestrutura em nuvem mais rápido e simples. Hoje, o wi-fi suporta conectividade com a internet para um determinado número de dispositivos dentro de um intervalo específico. Já o 5G certamente irá abranger uma ampla gama de dispositivos conectados. Com sua capacidade muito maior, tornará o processo de produção, as cadeias de valor e o monitoramento remoto mais eficazes.
Adriano Filadoro –
O sucesso do leilão da tecnologia 5G vem animando as empresas a planejar em integrar novas conexões em seus sistemas. Nunca tanto espectro foi leiloado de uma só vez. Ao todo, foram investidos quase R$ 47 bilhões.
Essa tecnologia está pronta para revolucionar a indústria de comunicações e rede, oferecendo taxas de transmissão ultrarrápidas. Mas o que isso impacta a nuvem? O conceito de computação em nuvem foi introduzido justamente porque é preciso tornar acessíveis - de forma organizada - uma grande quantidade de dados processados diariamente nas empresas.
Termos como cloud computing, multicloud e nuvem computacional, entre outros, estão diretamente ligados à forma como a nuvem é usada para armazenar enorme quantidade de dados. Portanto, quanto mais rápida for a conectividade, melhor - já que o volume de dados cresce continuamente.
A combinação entre 5G e multicloud levará as empresas a outro patamar, podendo aumentar consideravelmente a transmissão dos dados e em maior velocidade. Nesse sentido, para os negócios, o 5G e a nuvem são grandes aliados. Essas mudanças na nuvem serão desencade...