Publicado em 08 nov 2022

A estanqueidade à água em esquadrias externas instaladas

Redação

A esquadria externa instalada não pode apresentar vazamentos que provoquem o escorrimento de água pelas paredes ou componentes sobre os quais esteja fixada, quando submetida à vazão de água e às pressões de ensaio correspondentes às regiões do Brasil onde é utilizada. Os níveis de conforto térmico de uma esquadria se referem à quantidade de graus-hora de desconforto, conforme os limites de temperatura operativa estabelecidos em normas internacionais e nacionais, resultante do uso da esquadria em cada uma das três zonas climáticas brasileiras. Esse zoneamento climático leva em conta principalmente a latitude geográfica, pois a radiação solar é preponderante no desempenho térmico de esquadrias. O nível de desempenho obtido nos cálculos deve ser informado no modelo de etiqueta e, caso a esquadria não esteja acompanhada de etiqueta, essas informações devem constar em catálogos, projetos ou certificados. Os ensaios de laboratório foram concebidos para avaliar e classificar o desempenho de um sistema de esquadrias entre vãos ou fachada-cortina em condições previamente determinadas. O desempenho em campo pode variar em relação ao desempenho do laboratório, considerando que transporte, manuseio, instalação, envelhecimento e outras condições ambientais podem ter efeito adverso sobre o desempenho do produto instalado. Os usuários devem conhecer os métodos de ensaio de estanqueidade à água para esquadrias externas instaladas em local definitivo na edificação, também denominado ensaio em campo.

Da Redação – 

As esquadrias são elementos da vedação vertical utilizados no fechamento de aberturas (vãos), com função de controle da passagem de agentes. Podem ser classificadas segundo a sua função, o material com a qual são produzidas, sua manobra de abertura e sua técnica de execução. Os requisitos de desempenho das esquadrias são: a facilidade de utilização, a segurança no funcionamento, a segurança para limpeza, o controle de iluminação, a ocupação do espaço interno, a invasão do espaço externo, o controle da ventilação, a estanqueidade ao ar e à água, a isolação acústica, a estabilidade estrutural da esquadria e acessórios quanto aos esforços de vento e de uso e a facilidade na manutenção.

No mercado da construção civil existem diversas técnicas de fixação de esquadrias. Elas podem ser parafusadas, chumbadas ou coladas. Independentemente da matéria prima com a qual a esquadria é fabricada, seu processo de instalação irá diferir na existência ou não do contramarco e na forma de instalação do vidro. A instalação da esquadria de forma correta é fundamental para um desempenho adequado em relação à estanqueidade à água...

Artigo atualizado em 08/11/2022 06:13.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica