A negligência dos funcionários em relação à segurança da informação
Redação
Um relatório da Kaspersky revelou os principais problemas de segurança da informação das empresas no Brasil e oferece dicas para evitá-los. Tanto os vazamentos de dados de sistemas internos causados tanto por ciberataques quanto por funcionários são a maior preocupação que as empresas brasileiras enfrentam. Por isso, a empresa deve possuir um programa de conscientização e treinamento em proteção dos dados pessoais (DP). O objetivo é fornecer o treinamento e a conscientização adequados sobre a proteção de DP para o pessoal que controlado a segurança da informação e que terá acesso aos DP. As organizações devem implementar as medidas apropriadas para fornecer treinamento adequado ao pessoal do controlador de DP. Devem implementar e manter uma estratégia abrangente de treinamento e conscientização, destinada a assegurar que o pessoal entenda suas responsabilidades e procedimentos de proteção de DP; criar os mecanismos para manter o pessoal com responsabilidades de proteção de DP atualizado sobre os desenvolvimentos no ambiente regulatório, contratual e tecnológico que possam afetar o compliance de privacidade da organização; ministrar o treinamento básico e direcionado de proteção de DP com frequência regular (por exemplo, anual) ou conforme necessário (por exemplo, após um incidente) – isso é particularmente importante para atividades que apenas tratam DP com pouca frequência; e assegurar que o pessoal ateste (manualmente ou eletronicamente) a aceitação das responsabilidades pelos requisitos de proteção de DP periodicamente.
Da Redação –
No relatório Kaspersky IT Security Economics, foram relatados que os vazamentos de dados de sistemas internos causados tanto por ciberataques quanto por funcionários são a maior preocupação que as empresas brasileiras enfrentam. O aumento com os cuidados na proteção de informações pessoais está fazendo com que os líderes empresariais no país fiquem mais atentos às políticas de transparência dos seus fornecedores.
A pesquisa global da Kaspersky, conduzida com líderes do setor de tecnologia da informação (TI), mostrou que a perda ou exposição de informações corporativas ou de clientes devido uma violação de dados é uma grande dor de cabeça para as companhias. No Brasil, 50% dos entrevistados - tanto de grandes corporações quanto de pequenas e médias empresas (PME) - apontaram esta questão como o aspecto mais desafiador relacionado à cibersegurança. Entre outras preocupações mais frequentes estão o custo da segurança de ambientes cada vez mais complexos e o planejamento inadequado de suas empresas que geram paradas ou perdas de produtividade, com 43,1% e 36,2% das respostas, respectivamente.
Qual dos seg...