A realidade da jornada digital da indústria é a busca pela maturidade tecnológica
Redação
Entre os obstáculos está o desafio da tecnologia, o maior deles. Sem digitalização, as indústrias sofrem com a falta de dados e, consequentemente, a falta de uma análise inteligente para tomadas de decisões e definições de estratégias efetivas para o negócio. Muito disso se dá por uma falta de compreensão clara dos conceitos e benefícios da indústria 4.0, de forma que não existe um roadmap definido sobre quais soluções e ferramentas a empresa precisa e quais são os retornos obtidos no dia a dia.
Angela Gheller –
Quando falamos em transformação digital, cada setor da economia está em um ponto da jornada. Olhando especificamente para a indústria brasileira, ainda enfrentamos diversos desafios em sua jornada rumo à maturidade tecnológica, refletindo não apenas a complexidade do cenário econômico nacional, mas também as demandas globais por inovação e eficiência.
A digitalização e a adoção de conceitos da indústria 4.0 são peças-chave nesse processo, mas a realidade é que existem diferentes níveis de maturidade na gestão industrial, e obstáculos a superar. Podemos pontuar que hoje a indústria brasileira enfrenta três grandes desafios: a execução, em que observamos ainda uma baixa digitalização no chão de fábrica, nos deparando com diversas empresas persistindo em processos manuais baseados em papel, o que faz com que a transição para sistemas digitais e a análise de dados seja ainda mais complexa.
Em relação à gestão, a manufatura nacional ainda enfrenta uma baixa produtividade perto do potencial, causada sobretudo pela falta de integração e comunicação entre diferentes áreas da empresa. Um exemplo: o time de...