A construção dos sistemas de tratamento local de esgoto de pequeno porte
Redação
Há especificações normativas para a construção dos sistemas de tratamento de esgoto com vazão diária de esgoto até 12.000 L/dia e carga orgânica total até 3,80 kg/DBO (demanda bioquímica de oxigênio)/dia em área não atendida por sistema de esgotamento sanitário. As alternativas citadas devem ser selecionadas de acordo com as necessidades e condições locais onde é implantado o sistema de tratamento. As alternativas podem ser utilizadas complementarmente entre si, para atender ao maior rigor legal ou para efetiva proteção ambiental e da saúde pública, a critério do órgão fiscalizador competente. Essas construções envolvem o tratamento local de esgoto, com vazão diária de esgoto de até 12 000 L/dia e carga orgânica total de até 3,80 kg DBO/dia em área não atendida por sistema de esgotamento sanitário. Para a seleção das alternativas que compõem o sistema local de tratamento de esgotos, é importante que seja considerada a legislação vigente aplicável, as características e condições locais, a especificidade de cada projeto, garantindo a eficiência mínima exigida pelos órgãos e leis ambientais e os estabelecidos pela prestadora de serviços em saneamento ou contratante.
Da Redação –
Esse tipo de sistema deve ser projetado e construído de maneira a preservar a qualidade das águas superficiais e subterrâneas. É vedado o encaminhamento ao sistema de tratamento de esgoto de águas pluviais; efluentes capazes de causar interferência negativa em qualquer fase do processo de tratamento ou a elevação excessiva da vazão do esgoto afluente, como os provenientes de piscinas e de lavagem de reservatórios de água; lançamento de efluentes acima da vazão projetada; lançamentos de efluentes oriundos de processo industrial que não atendam ao especificado na norma; material sólido em geral, como por exemplo: papel higiênico, subproduto gerado no triturador de alimentos, absorvente higiênico, preservativos, cabelos, barra de calça, entre outros.
O sistema de tratamento deve ser instalado em local de fácil ligação do coletor predial de esgoto à futura rede coletora a ser implantada na via pública; deve ter facilidade de acesso, tendo em vista a necessidade de remoção do lodo e de húmus; que permita a inspeção do sistema de tratamento; e que respeite a proximidade às residências, área de trânsito das pessoa...