Os parâmetros normativos para os acessórios de elevação em aço forjado
Redação
O aço forjado é obtido por meio de lingotes de aço que são submetidos ao aquecimento e grandes pressões mecânicas até que o metal adquira o formato desejado. Diferente de outros materiais, o aço não é forjado à frio, sua dureza impede que ele seja trabalhado dessa maneira. Ao passar pelo processo de forja, o metal adquire propriedades diferentes daquelas do aço fundido. A principal diferença para os outros metais é que o aço tem maior dureza e, por esse motivo, ele não pode ser forjado a frio. Ainda assim, depois de ser aquecido para que atinja a ductilidade adequada para que se inicie o processo de forja do aço, ele se mantém resistente, apresentando inclusive uma resistência maior do que o ferro fundido. Com relação aos lingotes que dão origem ao aço forjado, é importante você saber que eles são peças de tamanho considerável, e que, como mencionado anteriormente, são produzidas através do despejo do aço em um molde, que dará a forma desejada, sendo ela geralmente em tiras, ou blocos. Outro ponto importante sobre o aço forjado é que este tipo de aço por possuir um processo de forjamento e não de fundição, possui uma estrutura mais sólida, com menos possibilidade de ter em seu corpo bolhas ou fissuras se comparado a outros tipos de aços. No caso dos acessórios de aço forjado de Grau 8 pode ser usado até a carga máxima de trabalho (CMT) de 63 t, principalmente para utilização em: lingas de correntes em conformidade com as ISO 4778 e ISO 7593; lingas de cabo de aço em conformidade com a ISO 7531; e lingas têxteis destinadas a içamento de objetos, materiais ou mercadorias.
Da Redação –
Os acessórios para elevação de carga podem variar conforme a necessidade de cada cliente ou projeto, atendendo às necessidades de movimentação e içamento de cargas no segmento industrial, com segurança e eficiência. Além disso, eles devem atender às normas e legislações vigentes para a sua utilização. Dentre os inúmeros acessórios para elevação de carga existentes, os mais utilizados são: os ganchos e grampos para elevação; a proteção para fitas canto vivo; balancins; braço giratório para guincho, cabeceira, empilhadeira e guincho elétrico; levantador magnético; plataforma elevatória; cintas de elevação, elo de sustentação e fitas para elevação de carga. Os acessórios para elevação de carga são itens essenciais para garantir o aumento da produtividade e da segurança em operações com cargas, trazendo resultados eficientes, seguros e com um excelente nível de qualidade.
A carga máxima de trabalho de um acessório (CMT) é a massa máxima que ele é projetado para sustentar em serviços gerais e a carga de prova de fabricação (MPF) é a força aplicada ao acessório durante o ensaio de carga de prova de fabricação. A ...