Publicado em 09 ago 2022

A análise de dados a partir de textos escritos melhora o setor industrial

Redação

Os textos escritos feitos por meio de anotações de observação dos profissionais durante as atividades operacionais também são considerados dados e podem auxiliar no complemento de relatórios a fim de atribuir informações úteis de serem exploradas pela indústria futuramente. Um exemplo que pode ser usado para explicar sobre a relevância dessas observações é o de operações de perfuração. Geralmente costumam ser atividades custosas e, por esse motivo, o monitoramento contínuo delas torna-se necessário para reduzir as interrupções do processo e evitar possíveis falhas dos equipamentos.

Maria Clara Duque – 

Quando falamos sobre análise de dados, as pessoas costumam imaginar que as informações contidas nela estão atreladas apenas aos números. Porém, os textos escritos feitos por meio de anotações de observação dos profissionais durante as atividades operacionais também são considerados dados e podem auxiliar no complemento de relatórios a fim de atribuir informações úteis de serem exploradas pela indústria futuramente.

Um exemplo que pode ser usado para explicar sobre a relevância dessas observações é o de operações de perfuração. Geralmente costumam ser atividades custosas e, por esse motivo, o monitoramento contínuo delas torna-se necessário para reduzir as interrupções do processo e evitar possíveis falhas dos equipamentos.

Para isso, os relatórios diários de perfuração (DDR) têm sido a principal maneira de registrar eventos perceptíveis, tendo em vista que o setor industrial teve um crescimento significativo de digitalização durante a última década. Nesse contexto, os DDR passaram a conter uma valiosa base de informações para a maioria das empresas de petróleo, por se tratar de um relatório com...

Artigo atualizado em 09/08/2022 05:50.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica