Publicado em 25 out 2022

A qualificação de pessoal para os ensaios não destrutivos de estanqueidade

Redação

Um treinamento em ensaios não destrutivos (END) é o processo de instrução teórico e prático no método de END para o qual a certificação é pretendida, na forma de cursos de treinamento com programa aprovado pelo organismo de certificação, mas que não inclui o uso de corpos de prova utilizados nos exames de qualificação. O exame específico é escrito para nível 1, 2 ou 3, relacionado às técnicas de ensaio aplicadas ao setor de saneamento básico, incluindo os conhecimentos do (s) produto (s) ensaiado (s), os códigos, normas, especificações e, para os níveis 2 e 3, os critérios de aceitação. Para o nível 3, inclui ainda um exame escrito no qual o candidato deve demonstrar os conhecimentos gerais e específicos, e habilidade para analisar um estudo de caso (procedimento) no método de estanqueidade (ES) para o qual a certificação é requerida. O exame prático inclui as habilidades práticas, no qual o candidato demonstra a familiaridade e habilidade para operar o equipamento de ensaio e localizar os vazamentos. O nível 2 envolve ainda um exame escrito, no qual o candidato demonstra o conhecimento específico e habilidade para preparar uma instrução técnica dissertativa sobre o ensaio para um profissional nível 1 com base no procedimento do organismo de certificação. A certificação atesta que o profissional atendeu satisfatoriamente todos os requisitos da norma, todavia, não confere autoridade ou licença para que o profissional possa executar as atividades e ensaio dentro do setor de saneamento básico. O empregador deve verificar a validade da certificação e a adequação desta às condições específicas do trabalho. O empregador é o único responsável pela autorização formal do profissional na execução de ES. Nos Níveis 1 e 2, o profissional deve apresentar atestado médico emitido nos últimos 12 meses, comprovando acuidades visual e auditiva satisfatórias. Deve apresentar também comprovação de atividade contínua e satisfatória, nos últimos 60 meses, pertinente à certificação sem interrupção significativa. E, por fim, completar um exame prático para avaliar a competência para conduzir o trabalho pertinente à certificação. No Nível 3, o profissional deve providenciar evidência da continuidade da qualificação confirmada por exame escrito de recertificação ou satisfazer os requisitos de crédito estruturado. O profissional pode decidir entre o exame ou o sistema de crédito estruturado. Se o sistema de crédito for escolhido e exigir a apresentação de documentos do empregador ou mesmo acesso às suas instalações, o profissional deve apresentar ao organismo de certificação uma aprovação por escrito do empregador.

O teste de pressão hidrostática de um sistema de esgoto sanitário é realizado para determinar se há vazamentos ou falhas. A pressão hidrostática é aplicada a um sistema de esgoto sanitário bloqueando as seções de um sistema com bolas de teste infláveis ou uma tampa e enchendo os tubos com água para determinar se o sistema retém água dentro de um determinado período de tempo. Uma vez que um sistema ou parte do sistema é isolado ou bloqueado, os tubos são preenchidos com água até o nível do dreno aberto mais baixo dentro de um sistema de esgoto sanitário, geralmente, este nível está no nível do piso ou laje ou próximo dele.

O dreno aberto mais baixo deve ser identificado antes de realizar um teste de pressão hidrostática para evitar o enchimento excessivo do sistema de esgoto sanitário que pode/irá resultar em inundação da casa ou edifício. Os níveis de água são observados no nível do piso do dreno aberto mais baixo dentro de um sistema para determinar se o sistema de tubulação possui vazamentos. Este ponto de observação para o nível da água pode ser um ralo aberto no nível de observação, ou seja, chuveiro em pé, limpeza ou ralo de vaso sanitári...

Artigo atualizado em 25/10/2022 05:25.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica