Publicado em 25 out 2022

Os alertas do sistema HVAC quanto à manutenção

Redação

Um sistema heating, ventilating and air conditioning (HVAC) envolve o aquecimento, a ventilação e ao ar condicionado, ou seja, as funções básicas e primordiais dos sistemas de climatização. Essas funções básicas compõem um sistema responsável por garantir conforto térmico aos usuários dos ambientes, alta qualidade do ar, além de possibilitar o controle sobre algumas variáveis relativas ao ar. A manutenção, a troca dos elementos filtrantes no momento certo, é essencial para uma boa performance do sistema em questão e mitigar os custos, a fim de proporcionar a filtragem do ar, renovação do ar ambiente, retenção de partículas sólidas, minimização/retenção de micro-organismos e conforto térmico em ambientes. Utilizado principalmente em indústrias, assim como em shoppings, escritórios, edifícios e até mesmo residências, o sistema HVAC proporciona a filtragem do ar, a renovação do ar ambiente, a retenção de partículas de poeira, a minimização de fungos e bactérias, o conforto térmico e a diminuição de casos de doenças alérgicas e respiratórias. Há orientações básicas para as atividades e serviços necessários na manutenção de conjuntos e componentes, em sistemas e equipamentos de refrigeração, condicionamento de ar, ventilação e aquecimento.

Da Redação – 

As causas, os controles e as ações relacionadas às paradas não programadas do sistema HVAC devem ser avaliadas, pois abrem espaço para diversas situações críticas nos locais. Por exemplo, o desligamento não programado do sistema de ar HVAC em áreas farmacêuticas classificadas representa grandes riscos, principalmente, para os processos e produtos, podendo também trazer consequências ao operador e ambiente. A parada não programada pode levar à perda dos parâmetros estabelecidos do condicionamento do ar interno, como temperatura, umidade, volume de fluxo de ar, pressões diferenciais e a própria classificação da área.

Portanto, deve-se ter muita atenção nas manutenções que o sistema de ar HVAC necessita. A manutenção de todo o sistema HVAC é crucial para o bom funcionamento e uma boa performance do sistema, devendo existir um cronograma de manutenção preventiva e sua atualização.

Além disso, é importante reconhecer os sinais de alerta de que algo não vai bem na instalação, conforme avaliação do gerente de vendas nacionais de serviços da Trane no Brasil, José Eloy Neto. Ele explica que analisando os sons,...

Artigo atualizado em 25/10/2022 05:17.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica