Publicado em 05 dez 2023

Melhorando os padrões higiênicos das instalações de ar-condicionado e ventilação

Redação

Um dos itens sempre discutido é a qualidade do ar interno (QAI) dentro e ao redor de edifícios e estruturas, especialmente no que se refere à saúde e conforto de seus ocupantes. Compreender e controlar poluentes comuns em ambientes fechados pode ajudar a reduzir o risco de problemas de saúde. De modo geral, o ar respirado em ambientes internos é composto por diversos agentes como poeira, produtos químicos usados para limpeza de ambientes, ácaros, fungos, radônio, queima de biomassa, entre tantos outros. Por isso, há parâmetros normativos relativos às atividades de operação e manutenção, para melhoria dos padrões higiênicos das instalações de ar-condicionado e ventilação, contribuindo desta forma para a qualidade do ar. Também, envolve se buscar a estabelecer os procedimentos a serem observados nas construções, reformas e modernização das instalações para minimizar a propagação dos poluentes para as demais áreas da instalação.

O sistema de ar-condicionado contribui para a qualidade do ar interior por meio da renovação do ar interior, pela filtragem do ar e pela distribuição de ar proporcionada. A renovação do ar deve manter a concentração de poluentes químicos e biológicos no ambiente, que não são retidos nos filtros, em níveis considerados aceitáveis.

A filtragem do ar tem como função manter a concentração dos poluentes filtráveis em níveis aceitáveis. Estes poluentes são em grande parte material particulado trazido pelo ar exterior e gerado internamente.

A manutenção do sistema de ar-condicionado contribui para reduzir os poluentes em níveis aceitáveis, nas três zonas de influência primária, secundária e terciária, sendo responsável pela garantia do padrão higiênico da instalação. Suas periodicidades devem ser estabelecidas de acordo com o regime de operação específico do sistema.

O condicionamento de ar é um processo no qual há uma interação entre as três zonas (primária, secundária e terciária), com influência direta na qualidade do ar de ambientes interiores. É preciso observar o condicionamento do ar e a ventilação de modo sistêmico e não de modo pontua...

Artigo atualizado em 02/01/2024 06:23.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica