A climatização adequada nas escolas melhora o desempenho dos alunos
Redação
A qualidade do ar afeta até a sonolência, mas ambientes bem projetados podem ajudar a contornar isso. A climatização é muito mais do que conforto térmico. A qualidade do ar que as crianças respiram no ambiente escolar pode evitar uma série de doenças respiratórias, como bronquites e resfriados frequentes, que, por sua vez, afetam o desempenho escolar.
Patrick Galletti –
A climatização correta em escolas tem impacto direto no bem-estar e na concentração das crianças. O que muitas instituições de ensino não se dão conta é que pequenos ajustes no controle de temperatura e qualidade do ar no ambiente previnem doenças e melhoram a produtividade dos alunos.
A ligação entre a qualidade do ar e o aprendizado vem sendo embasada por dados de estudos da Harvard T.H. Chan School of Public Health. A pesquisa mostrou que ambientes com boa ventilação e controle de temperatura reduzem a incidência de doenças respiratórias e melhoram a concentração.
Os estudos também mostram que a exposição ao calor sem ar-condicionado prejudica o aprendizado, com quedas no desempenho cognitivo e na atenção. Cada aumento de meio grau celsius na temperatura pode reduzir o aprendizado em até 1%.
Por isso, há a necessidade de investimentos em sistemas de climatização para garantir um ambiente escolar saudável e produtivo. A climatização é muito mais do que conforto térmico. A qualidade do ar que as crianças respiram no ambiente escolar pode evitar uma série de doenças respiratórias, como bro...