Publicado em 03 fev 2026

A arquitetura de referência da internet das coisas

Redação

Há especificações normativas para uma arquitetura de referência (IoT AR) da internet das coisas (IoT) que é uma generalização da prática existente, incluindo as características distintivas dos sistemas IoT e outras características fundamentais exibidas pelos sistemas IoT. IoT AR aborda as preocupações das partes interessadas relacionadas ao valor comercial dos sistemas IoT. A IoT AR também aborda as interações entre o sistema IoT, os usuários e o ambiente físico. A implementação de sistemas IoT também é abordada neste documento. Entre as características especificadas na IoT AR estão funções abstratas dentro dos sistemas IoT e uma variedade de estruturas que são usadas para construir sistemas IoT. A IoT tem amplas implicações na indústria e na sociedade atualmente e provavelmente continuará a ter impacto em muitos aspectos de nossas vidas por muitos anos. Várias aplicações e serviços IoT adotaram técnicas para fornecer capacidades que não eram possíveis antes. IoT é uma das áreas mais dinâmicas das tecnologias da informação e comunicação. Os dispositivos que interagem com o mundo físico são fundamentais para a IoT. Sensores coletam informações sobre o mundo físico, enquanto atuadores podem agir sobre o mundo físico. Esses dispositivos de campo são conectados ao mundo digital por meio de conexões de rede.

Da Redação – 

Os componentes IoT são os blocos de construção básicos dos sistemas IoT. Os componentes IoT interagem com outros componentes IoT para formar um sistema e alcançar um ou mais objetivos.

Cada componente IoT fornece alguma função que é necessária dentro do sistema para que ele possa alcançar seu objetivo ou suas metas. Todos os componentes IoT têm pelo menos uma interface de rede que fornece a capacidade de participar de uma rede do tipo muitos para muitos.

No entanto, um determinado componente IoT não precisa se comunicar com mais de um outro componente IoT em um determinado sistema (por exemplo, atribuindo e limitando a comunicação entre dois endereços IP estáticos). A maioria dos componentes IoT também tem uma interface de aplicação que fornece a capacidade para interações em nível de aplicações entre componentes IoT.

Cada componente IoT oferece uma ou mais capacidades IoT para uso por outros componentes IoT. Interfaces de rede e sensoriamento são dois exemplos de capacidades IoT. Os sistemas IoT, que são uma combinação de elementos interativos organizados para alcançar um ou mais propósitos dec...

Artigo atualizado em 02/02/2026 04:39.
Imagem Rodapé

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica