Publicado em 15 nov 2022

A transformação digital poderá transformar as cidades em smart cities

Redação

Como se sabe, as cidades brasileiras vêm enfrentando diversos desafios, como ineficiência devido a processos burocráticos e problemas de tráfego nos grandes centros urbanos. Para combater esta realidade, a implementação de novas tecnologias se destaca como uma solução para as cidades, oferecendo a capacidade de escanear ambientes e transformá-los em modelos 3D para a realização de levantamentos em softwares de engenharia. Uma destas tecnologias é o Building Information Modeling, metodologia que atrela processos digitais a modelos tridimensionais para compor modelos virtuais precisos de uma construção, além de contribuir para a redução de até 20% nos custos das obras. Dessa forma, ocorrem os benefícios da transformação digital para as cidades, ao garantir maior efetividade à gestão da informação e mais eficiência à execução do planejamento urbano, além de promover a melhoria da mobilidade atrelada à sustentabilidade e garantir maior transparência e redução de custos.

Jairo Guimarães – 

As cidades brasileiras vêm enfrentando diversos desafios, como ineficiência devido a processos burocráticos, envelhecimento da infraestrutura e problemas de tráfego nos grandes centros urbanos. Por isso, é evidente que, cada vez mais, devem repensar seus processos, principalmente no que diz respeito à colaboração e transparência, construção de obras e gestão da informação.

Nesse cenário, a transformação digital avança como uma grande aliada dos municípios com foco em transformá-los em cidades inteligentes ou smart cities. Há 40 anos, as empresas fabricantes e distribuidoras de tecnologia resolviam o desafio de trazer os softwares para o Brasil e, agora, estão voltadas a entender os desafios de cada região para implementar inovações que solucionem necessidades específicas.

Uma delas é o Building Information Modeling (BIM), metodologia que atrela processos digitais a modelos tridimensionais para compor modelos virtuais precisos de uma construção. Alinhadas a metodologia, existem diversas soluções que trazem vantagens para as cidades, como a capacidade de escanear ambientes e transformá-los em model...

Artigo atualizado em 14/11/2022 10:56.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica