Publicado em 15 nov 2022

A robótica a serviço do consumidor 4.0

Redação

A robótica é a ciência que estuda as tecnologias associadas à concepção e construção de robôs que são mecanismos automáticos que utilizam de circuitos integrados para realizarem atividades e movimentos humanos simples ou complexos. A robótica tem grande aplicação em diversas áreas desde a produção industrial, medicina até atividades domésticas.

Rodrigo Bueno – 

Conectado, informado e exigente. Quando se fala do perfil do consumidor 4.0, a tendência é que os debates sigam em torno de recursos de marketing para capturar e fidelizar o cliente. No entanto, isso é apenas uma parte – e não menos importante – do processo para que as empresas consigam atender às mudanças das demandas de consumo, que ganham impulso com tecnologias como a internet das coisas, a computação em nuvem e a inteligência artificial fortalecendo a conexão entre os mundos virtual e físico.

O consumidor 4.0 quer muito. Ele quer eficiência, serviços personalizados, qualidade, transparência e sustentabilidade; mas o mais importante: ele quer que as empresas com que se relaciona entreguem de fato tudo isso. Tal missão, portanto, deve envolver toda a cadeia, incluindo tradicionais setores da economia.

É nesse contexto que a automação robótica vem assumindo um papel fundamental para as empresas, levando flexibilidade, produtividade e segurança a indústrias, cadeias logísticas e varejo. Os robôs já fazem parte da história da indústria global, desempenhando atividades como pintura de automóveis, pa...

Artigo atualizado em 14/11/2022 11:15.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica